Publicado há 3 anos • 5 min de leituramin reading

Lar Center sedia Janelas CASACOR com o projeto “Espaço Sagrado” da arquiteta Claudia Alionis

Com 20 pés, o espaço promove a reflexão sobre a importância de nos conectarmos de corpo e alma ao nosso lar

A partir de 8 de novembro, o Lar Center será um dos palcos da edição São Paulo do Janelas CASACOR, novo projeto da Casa Cor que irá refletir sobre a casa pós-pandemia. Democrática e inclusiva, a iniciativa reunirá containers-vitrines por todo o Brasil materializando a realidade do novo morar por meio da visão criativa de renomados arquitetos e designers convidados para a ação. As janelas poderão ser vistas de duas formas, totalmente gratuitas: pessoalmente, cumprindo todos os protocolos de saúde, segurança e distanciamento social, ou virtualmente no site oficial da Casa Cor, tendo como guias os autores de cada projeto.

A arquiteta Claudia Alionis assinará o espaço que será apresentado no Lar Center, fazendo um convite à reflexão sobre a importância do lar após a pandemia. “O que um lar significa para nós? Para mim, muito! Ele nos acolhe, nos protege. Mais do que uma morada, é um local de convivência com família e amigos, um porto seguro, onde se traça a história da família e acontece o encontro com o Sagrado. Cabe a nós refletirmos sobre o futuro que queremos ter e como a nossa residência vai representar o planeta. Com mais verde e cada vez menos objetos, as casas serão mais sustentáveis e tecnológicas a fim de nos conectar com o local onde vivemos”, explica Claudia.

Em São Paulo, as Janelas CASACOR serão espalhadas em diversos pontos além do Lar Center. “Estamos muito contentes com a parceria com a Casa Cor e em receber esse projeto incrível da arquiteta Claudia Alionis, reforçando a importância do lar, que ganhou ainda mais lugar de destaque em nossas vidas durante a quarentena”, diz Fabiana Teixeira, gerente de marketing do Shopping que é referência no universo de arquitetura e design em São Paulo.

“Nossa missão é oferecer aos nossos clientes tudo o que eles precisam para atender às necessidades atuais. O Lar Center reúne as melhores marcas do segmento, com um portfólio que contempla desde materiais básicos para reforma e construção a itens de mobiliário, iluminação, decoração, eletroeletrônicos, acessórios para o dia a dia e peças assinadas por consagrados designers de interiores”, completa Fabiana.

“Espaço Sagrado” por Claudia Alionis

No hall de entrada, o neon com o escrito “Purifique sua Alma” incentiva os visitantes a pensar sobre a necessidade de deixarmos todas as energias negativas para o lado de fora, retirando toda a “sujeira” da nossa aura para, então, alcançarmos mais leveza e equilíbrio. Os cristais, que desempenham a função terapêutica, restabelecendo a energia vital, realinhando os chákras e protegendo contra doenças, ficam dispostos na bancada da cuba que foi colocada especialmente para a higienização das mãos. Outro destaque do ambiente é um imponente cabideiro, desenhado especialmente pela arquiteta, que serve de apoio para roupas e sapatos que chegam sujos da rua.

Após o hall, a copa de convivência familiar leva os convidados a passarem por outra reflexão: o quanto o lixo impacta na natureza? Diversas pesquisas apontam que um dos efeitos da pandemia foi o aumento da geração de lixo doméstico. Com a proposta de fazer uma casa o máximo autossustentável e a fim de reforçar os cuidados com o descarte do lixo, Claudia optou em trazer uma mini composteira para recicláveis que produz adubo para ser utilizado na horta vertical, localizada em cima da bancada da cozinha e que vem para evidenciar que as pessoas estão mais preocupadas com a alimentação e, portanto, passaram a cultivar os alimentos em casa.

Com estilo moderno e toda produzida de peroba rosa, a bancada da copa apresenta uma textura rústica devido às ranhuras evidentes da madeira e traz a sustentabilidade ao projeto. O revestimento da parede em pedras dá aquele toque bruto e natural. Sem esquecer da importância da higienização das compras logo que se chega da rua, o armário da cozinha, também em peroba rosa, possui um equipamento com tecnologia de ozônio, para a desinfecção dos mantimentos antes de guardá-los.

As relações de consumo também mudaram com o isolamento. As pessoas estão pensando em viver com menos, prezando apenas pelo essencial, e, com isso, a temática ambiental ganhou força. Para tanto, Claudia escolheu móveis e objetos que trazem à tona o reaproveitamento de peças na decoração. Já para fortalecer o convívio familiar, preparar aquela receita e, ao mesmo tempo, poder conversar com os amigos, ela desenvolveu um espaço totalmente voltado para os encontros virtuais, visando usar a tecnologia para conectar as pessoas que não estão juntas.

Sobre a arquiteta Claudia Alionis

Claudia Alionis é uma arquiteta premiada formada em arquitetura de interiores pela Academia Brasileira de Arte – ABRA e em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Belas Artes de São Paulo. Desde o início de sua formação, investe em cursos como Gerenciamento de Obras, Paisagismo e Desenho, e passou por importantes escritórios de arquitetura. Em 2002, fundou o escritório próprio, onde desenvolveu inúmeros projetos residenciais, corporativos, comerciais e decorativos, firmando fortes parcerias. Participa também frequentemente de mostras, como a CASACOR São Paulo. Seu principal foco de trabalho é realizar projetos sustentáveis, que trabalhem com a energia a favor da construção e que transmitam ao morador o aconchego do lar.

Serviço

Janelas CASACOR – “Espaço Sagrado” por Claudia Alionis

Quando: De 8 de novembro a 8 de dezembro

Horário de visitação: Das 10h às 22h

Entrada: Gratuita

Local: Shopping Lar Center (área reservada do estacionamento próximo ao restaurante DiPaolo)

Endereço: Av. Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme – São Paulo/SP

Sobre o Lar Center

Inaugurado em 1987, o Shopping Lar Center é referência no universo de arquitetura e design em São Paulo. O empreendimento reúne, em um único lugar, desde materiais básicos para reforma e construção até as mais sofisticadas linhas de mobiliário, iluminação e decoração, com peças assinadas por renomados designers de interiores. Em uma ampla área de 51 mil m² estão distribuídas cerca de 100 lojas, que trazem as principais tendências do segmento, com um completo e variado mix de produtos. Além das lojas especializadas, o Shopping conta com uma megaloja Decathlon, uma unidade da academia Selfit, restaurantes e cafeterias.

Informações à mídia:

CDI Comunicação (Cidade Center Norte)

Débora Camargo – debora.camargo@cdicom.com.br – (11) 97244-5211

Caroline Pasternack – caroline.pasternack@cdicom.com.br – (11) 96064-6491

Marcia Avruch – marcia.avruch@cdicom.com.br – (11) 98397-7805


  • Compartilhe:

Acontece

News

Blog
Relatório de Sustentabilidade Cidade Center Norte
1373 visualizaçõesViews | 1 min de leituramin reading

Conheça a Cidade Center Norte