Publicado há 4 anos • 4 min de leituramin reading

Instituto Center Norte e Instituto CCP apoiam projeto de empreendedorismo em moda para imigrantes e refugiadas

Entidades se aliam ao Sebrae-SP e ao SENAI para o desenvolvimento do programa Moda Sustentável, que visa capacitar e formar profissionais em negócios próprios

A partir de 14 de setembro, mais de 60 mulheres receberão capacitação para empreender no mundo da moda com o início do projeto Moda Sustentável, focado em imigrantes e refugiadas que residem na capital paulista e já têm um negócio ou experiência com costura.

Com patrocínio do Instituto Center Norte e do Instituto CCP (Cyrela Commercial Properties), a iniciativa é uma parceria da ONG Cami – Centro de Apoio e Pastoral do Migrante – com o Sebrae-SP e o SENAI. A ação nasceu com o objetivo de capacitar imigrantes e refugiadas para que possam formalizar suas empresas e competir dentro do mercado de moda.

Serão duas turmas, uma no horário matutino e outra no período noturno, com 32 mulheres em cada. As inscrições iniciaram em julho e receberam mais de 100 interessados. Para aprovação dos candidatos e formação das turmas, o Sebrae-SP realizou um diagnóstico de perfis empreendedores com aderência ao projeto.

O Moda Sustentável será ministrado pela equipe do Sebrae e acontecerá em duas fases, iniciando com uma capacitação on-line com foco em empreendedorismo, em que serão abordados os temas de ideia de negócio, marketing, finanças, formalização do MEI e bancarização; e uma formação específica em negócio de moda, com consultorias individuais e diagnóstico de gestão.

A segunda etapa terá formação técnica com aulas de tecnologia têxtil básica, modelagem, corte, corte em máquina, ponto fixo, overloque e galoneira. A idealização do projeto é da ONG Cami e tem em sua maioria a participação de imigrantes de nacionalidade boliviana e que residem no Centro de São Paulo, local que concentra grande número de confecções, muitas, em situação irregular de trabalho. Para a primeira fase, o foco são as mulheres. Na segunda fase, as vagas remanescentes irão contemplar homens.

“Ficamos muito contentes em receber o convite do Instituto CCP para juntos viabilizarmos esse projeto que, sem dúvidas, irá transformar o futuro dessas pessoas, oferecendo ferramentas e conhecimento para que eles possam avaliar os melhores caminhos para conquistar seus negócios no mundo da moda. Iniciativas como essa transformam nossa sociedade e são de extrema importância”, destaca Daniela Pavan, gerente de sustentabilidade da Cidade Center Norte, complexo multiuso que reúne os Shoppings Center Norte e Lar Center, o Expo Center Norte, o Novotel Center Norte e o Instituto Center Norte.

Segundo o diretor-executivo do Instituto CCP, Aron Zylberman, a iniciativa fortalece o propósito da entidade de promover a inclusão por meio do investimento social centrado no empreendedorismo. “Pelo histórico de atuação e localização estratégica, reconhecemos no Instituto Center Norte um importante parceiro para o desenvolvimento deste desafiador e construtivo projeto”, afirma  Zylberman.

Sobre o Instituto Center Norte
O Instituto Center Norte é uma organização sem fins lucrativos criada pela Cidade Center Norte cuja finalidade é ajudar a melhorar a qualidade de vida e a renda dos moradores da zona norte de São Paulo. As atividades iniciaram em 2002 e, desde então, o Instituto Center Norte busca contribuir cada vez mais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores da região, bem como para a implantação de soluções e inovações em ações sociais que visam tornar a zona norte mais sustentável.  A fim de congregar e promover maior sinergia entre todos os projetos patrocinados e apoiados, fortalecendo a inovação social e o empreendedorismo como grandes agentes de transformação, foi criada, em 2018, a Rede Instituto Center Norte.

Informações à imprensa
CDI Comunicação (Cidade Center Norte)
Débora Camargo – debora.camargo@cdicom.com.br – (11) 3817-7959
Caroline Pasternack – caroline.pasternack@cdicom.com.br – (11) 96064-6491
Maíra Araújo – maira@cdicom.com.br – (11) 3817-7964

Sobre o Instituto CCP
O Instituto CCP é uma organização sem fins lucrativos criada e mantida pela CCP (Cyrela Commercial Properties), uma das mais importantes empresas do segmento de propriedades comerciais no Brasil. A entidade acredita que, para haver prosperidade onde a companhia opera, é essencial que a comunidade do entorno se desenvolva conjuntamente. Nesse sentido, o ICCP busca fortalecer as potencialidades locais, promovendo a mobilidade social e o bem-estar das pessoas, propondo atuar como vetor do desenvolvimento socioeconômico por meio de iniciativas inovadoras e relevantes em geração de renda, empregabilidade e cultura. Os programas e projetos nos quais o ICCP se envolve são viabilizados anualmente pelo repasse de 1% do lucro líquido da CCP, dentro do princípio de transparência e ética que marca a trajetória da companhia.

Informações à imprensa
FBCOM Comunicação Corporativa | Instituto CCP
Fábio Bouéri – fb@fbcom.com.br – (11) 99172-9245
Filipe Gutierrez – filipe@fbcom.com.br – (11) 99679-0094
Henrique Mioto – henrique@fbcom.com.br – (11) 99349-8373


  • Compartilhe:

Acontece

News

Blog
Relatório de Sustentabilidade Cidade Center Norte
1051 visualizaçõesViews | 1 min de leituramin reading

Conheça a Cidade Center Norte