Publicado há 4 meses • 2 min de leitura

Autocuidado em tempos de isolamento

Busque encaixar algum tempinho da sua rotina e volte para si mesmo.

Viver um longo período de quarentena, pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece. Mesmo estando no aconchego do lar, tudo parece acontecer de uma vez. Trabalho, família, tarefas domésticas, preocupações financeiras e outros assuntos podem ser fatores estressantes. Soma-se a tudo isso cumprir isolamento social, e angústia pode apertar. Portanto, é essencial voltar-se para dentro e praticar o autocuidado. Dedique algumas horas do seu dia a si mesmo e você verá como o resto poderá fluir com muito mais facilidade. Separamos algumas sugestões para melhorar seu bem-estar no dia a dia.

Leitura agradável: Um bom livro interessante pode ser a melhor forma de se transportar para outros lugares e sentir emoções. Escolha seu cantinho favorito e dedique-se ao prazer que a leitura nos dá.

Meditação: A meditação é considerada uma excelente prática para recuperação física/mental, além de proporcionar autoconhecimento e recarga de energias. Num local silencioso e confortável, feche os olhos, concentre-se na respiração e deixe os pensamentos entrarem e saírem da sua mente sem julgamento. Uma boa trilha sonora relax pode ajudar bastante.

Respiração: Se o estresse ou a ansiedade bater, faça uma pausa em sua atividade e concentre-se em sua respiração. Inspire e expire profundamente, e num ritmo bem lento, sinta o sabor do ar, imagine-o entrando e saindo de suas narinas. Cuidar de você também é respirar melhor. 

Atividades físicas: Academia fechada não é desculpa para não se exercitar em casa. Alongamentos, yoga, exercícios cardiorrespiratórios são muito benéficos. Existem diversos apps de práticas de atividade física disponíveis, seja qual for seu objetivo. Só não vale ficar parado. Se optar por caminhar/correr na rua, não se esqueça de proteger-se usando máscara e mantendo distância segura das demais pessoas.

Novas descobertas: Saia da zona de conforto em sua própria casa e esteja aberto ao conhecimento e novas experiências. Dedique-se a pesquisar sobre novos assuntos, faça novas amizades online, assista gêneros de filmes que você não viu ainda, comece um artesanato ou um instrumento. Você poderá se surpreender.

Alimentação saudável: Deixe a preguiça e o delivery de lado e aposte em uma alimentação balanceada feita por você mesmo. Quando cozinhamos, é como se estivéssemos fazendo uma terapia ocupacional. Aposte em verduras, legumes e frutas e capriche na cozinha. Se você ainda não sabe cozinhar, que tal começar a aprender? É mais um coisa nova para você descobrir.


  • Compartilhe:

Acontece

Blog
Dia da Sustentabilidade
351 visualizações | 1 min de leitura
Blog
Autocuidado em tempos de isolamento
349 visualizações | 2 min de leitura
Blog
Crescimento profissional à distância
348 visualizações | 3 min de leitura