Publicado há 4 meses • 3 min de leitura

Crescimento profissional à distância

Confira como você pode desenvolver sua carreira mesmo fazendo home office.

O home office chegou para ficar. Se antes da pandemia o trabalho remoto já era uma tendência em evolução, hoje é uma realidade constatada para diversas profissões, onde se cumpre as mesmas regras e normas de trabalho da empresa, mas você mesmo cria seu ambiente de trabalho. Estabelecer uma rotina de home office requer muita organização e disciplina, e para cada um, o processo de adaptação é diferente. Mas, e quanto ao desenvolvimento profissional? Como evoluir profissionalmente mesmo estando remoto em seu próprio lar?

Graças a novas tecnologias, você pode se surpreender com a quantidade de meios e plataformas que podem ajudá-lo na sua capacitação e crescimento profissionais. Listamos aqui uma série de dicas de como você pode sair de sua zona de conforto e investir no seu futuro, sem sair de casa.

Use e abuse das redes sociais: “Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia o apresentador de TV, Chacrinha. Hoje, a mídia social está aí oferecendo ampla rede de conexões entre profissionais e organizações. Não existe motivo para não interagir com seus gestores, colegas de trabalho e até desconhecidos. Invista em um belo perfil do LinkedIn e mantenha-o sempre atualizado, pois será como um cartão de visitas. Até mesmo o Facebook e Instagram são bem-vindos.

Relações cordiais virtuais: Sabe aquela pessoa legal que sempre quebra um galho para você, mesmo não a conhecendo tão bem ? Que tal dar um oi e oferecer sua colaboração, também? É uma excelente oportunidade para ampliar seu networking e demonstrar interesse (só tome cuidado para não soar pretencioso).

Happy-hours online: Uma nova tendência em época de isolamento. Com diversas plataformas como Zoom, Teams, entre outras, é possível reunir amigos e colegas para um momento de descontração, mesmo à distância. Abra um vinho, brinde a todos, e celebre o melhor que estiver por vir.

Faça além do que pode ser feito: Em vez deixar para depois, que tal dar um passo a mais? Adiante as tarefas futuras, ouse e proponha ideias. Prove para você mesmo que é capaz de se auto liderar, sem as ordens de seus superiores.

Cursos de EAD: Você não precisa ficar esperando a pandemia passar para adquirir mais conhecimento sobre sua área profissional. Há instituições e universidades (até internacionais) que oferecem cursos à distância para todos níveis e categorias – de pós-graduações à cursos livres, com certificado. Alguns deles totalmente gratuitos.

Aprenda Idiomas: Sabe aquele inglês que você parou? Busque dar continuidade. Inglês fluente é imprescindível para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Invista também em outros idiomas como o espanhol, francês, e mandarim. Há centenas de escolas de idiomas fazendo aulas particulares/ em grupos, online, com mesma eficiência que presencialmente. Você pode começar por conta própria também – o site bbc.co.uk/languages/ da BBC inglesa, oferece vasto conteúdo de aprendizagem, de forma interativa e grátis.


  • Compartilhe:

Acontece

Blog
Dia da Sustentabilidade
351 visualizações | 1 min de leitura
Blog
Autocuidado em tempos de isolamento
348 visualizações | 2 min de leitura
Blog
Crescimento profissional à distância
348 visualizações | 3 min de leitura